Projetos

Projetos em curso

Metrologia para a descarbonização da rede de gás natural

Metrology for decarbonising the gas grid

O uso do gás natural como fonte primária de energia representa uma questão de grande relevância para o problema do aquecimento global.

A descarbonização das redes de gás é uma solução possível, a par da eletrificação, para fazer face às metas estabelecidas referentes às alterações climáticas e reduzir as emissões de dióxido de carbono.
Este projeto será o primeiro projeto de grande escala desse género, que passa por ultrapassar
 diversos desafios de medição, antes de se poder iniciar a descarbonização das redes de gás.
Esta, irá decorrer 
através da introdução de biometano, gás natural enriquecido com hidrogénio, 100% de hidrogénio e captura e armazenamento de carbono (CCS).
O projeto irá incluir os desafios inerentes à medição de caudais, composição de gases, 
propriedades físicas e de segurança (incluindo a monitorização de fugas gás/deteção de fugas).

 

 

Outros Projetos

Rumo à padronização de um manómetro de ionização

Towards a documentary standard for an ionisation vacuum gauge

Este projeto tem por objetivo desenvolver um manómetro de ionização viável para padronizar.

Para este fim, a sensibilidade deste medidor deve ser estável a curto e longo prazo, robusto contra transporte, baking, etc.

Em particular, para este medidor, os fatores de sensibilidade relativos ao gás devem ser previsíveis, e este deve ser útil para calibração de espectrómetros de massa do tipo quadrupolo, mas também para outros manómetros de ionização.

O manómetro de ionização é o único tipo de medidor apropriado para alto vácuo e ultra-alto vácuo.

O comité de padronização da ISO TC 112 – Tecnologia de Vácuo, indicou que diversas aplicações relevantes necessitam de uma melhor precisão, reprodutibilidade e sensibilidade para muitas espécies de gases, propriedades essas que se encontram omissas em todos os tipos de manómetros de ionização que se conhecem atualmente.

Este projeto fornecerá os parâmetros relevantes para um padrão ISO de um manómetro de ionização para que este medidor seja preciso (incerteza total relativa: 1%), robusto e estável a longo prazo, com fatores de sensibilidade relativa ao gás conhecidos, e possa ser construído por qualquer fabricante experiente.

Padrões industriais para utilização em intervalo intermédio de vácuo

Industrial standards in the intermediate pressure-to-vacuum range

Este projeto permitiu a medição (SI) da pressão  manométrica absoluta, positiva e negativa rastreável, no intervalo de vácuo intermédio, relevante para indústrias como, centrais elétricas, tecnologias de “cleanroom”, petroquímica e produção farmacêutica, armazenamento de resíduos nucleares e tóxicos, a fim de apoiar a inovação e a eficiência na produção e processos industriais.

O objetivo geral deste projeto foi permitir a medição rastreável no intervalo entre 1 Pa a 104 Pa com um nível de precisão de (3,10-5×p + 0,005) Pa, para aumentar a eficiência das produções e processos industriais.

Este trabalho incluiu a produção de padrões primários e de transferência para a disseminação da escala de pressão e desenvolver métodos de calibração apropriados, para medidores de pressãostate-of-the-art”, de alta precisão, a fim de estabelecer um serviço de calibração neste intervalo de pressão.