missão

Porquê o vácuo?

vacuum

Pressões inferiores à atmosfera são usadas em imensos processos tecnológicos, por exemplo em:

  • Liofilização e secagem em vácuo;
  • Produção de revestimentos por PVD ou CVD (lentes, CD’s, revestimentos duros, espelhos, etc);
  • Válvulas electrónicas;
  • Isolamento térmico em depósitos de líquidos criogénicos;
  • Microscópios electrónicos e aceleradores de partículas;
  • Produção de semicondutores;
  • Simulação espacial.

O nosso contributo

Em resultado da experiência de mais de várias décadas de experiência na área do vácuo, a Faculdade de Ciências e Tecnologia criou este laboratório com o objetivo de disponibilizar experiência e saber na área da tecnologia do vácuo e aplicações à indústria.

Pretende-se também contribuir para que a nossa indústria possa diminuir a sua tradicional dependência tecnológica do estrangeiro, tanto na área da metrologia e dos ensaios como em consultoria e projeto.

Os nossos valores

Sabemos que o nosso sucesso é condicionado pelo modo como alcançamos as expectativas dos nossos clientes e parceiros. Por esse motivos, sempre que possível, tentamos excedê-las

Competência, saber e inovação

Somos uma referência no plano nacional e internacional na área da tecnologia do vácuo. Realizamos investigação fundamental e aplicada em áreas relacionadas com os serviços que oferecemos. Gostamos de inovação, por isso muitos dos nossos serviços são únicos!

Honestidade

A honestidade preserva boas relações e ajuda-nos a identificar os limites do nosso saber. Não queremos fazer mais do que sabemos, antes de aprendermos!

Melhorar, sempre!

Queremos uniformizar, simplificar e melhorar os nossos procedimentos para cumprir os objectivos com mais eficácia e para disponibilizar mais e melhores serviços.

Objectivo— qualidade

O METROVAC garante aos seus clientes:

  • Respeitar integralmente as boas práticas profissionais e a garantir a validade das calibrações efetuadas nos termos que constam dos respetivos certificados de calibração e que são previamente divulgados aos seus clientes.
  • Exigir que todo o pessoal relacionado com a realização das calibrações ou dos ensaios, esteja devidamente familiarizado com a documentação da qualidade do METROVAC.
  • Cumprir a Norma EN ISO/IEC 17025 que estabelece os requisitos gerais de competência para laboratórios de ensaio e calibração.

A validade das calibrações efetuadas é garantida pela manutenção de padrões de referência calibrados periodicamente em laboratórios de metrologia internacionais acreditados.
Os certificados são validados pelo Diretor do METROVAC depois de confirmado o cumprimento de todos os procedimentos estabelecidos no Manual da Qualidade.

Consulte o nosso Manual de Gestão