sobre nós

A nossa História

O laboratório METROVAC foi criado em 1993 através do projecto 6 190 183 no âmbito do Programa Específico de Desenvolvimento da Indústria Portuguesa — PEDIP I.
A criação do METROVAC foi proposta por docentes da Universidade Nova de Lisboa em resultado da sua reconhecida experiência na área da Tecnologia de Vácuo.

Estes docentes, que agora integram ou colaboram com o METROVAC, têm estado envolvidos nas seguintes ações:

:

  • Publicação de vários trabalhos sob a forma de livros e artigos em revistas da especialidade nacionais e internacionais.
  • Organização e promoção de várias acções de formação com forte incidência em Tecnologia de Vácuo (cursos profissionais, licenciaturas e mestrados).
  • Criação da Sociedade Portuguesa de Vácuo, SOPORVAC.
  • Desenvolvimento de protótipos de equipamentos de vácuo.
  • Participação e organização das reuniões ibéricas de vácuo e aplicações em colaboração com a Associação Espanhola de Vácuo e suas Aplicações.
  • Participação regular nos congressos internacionais organizados pela IUVSTA (International Union for Vacuum Science and Technologycal Applications).
Alguns factos curiosos

Os números falam por si

0
Reclamações
0
Anos de Experiência
0
Participação em Projetos

Em 2002 o Metrovac obteve a acreditação IPAC segundo a norma ISO 17025

CEFITEC

O METROVAC está integrado no Centro de Física e Investigação Tecnológica- CEFITEC que é um dos centros de investigação científica da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Departamento de Física

O CEFITEC e o Departamento de Física possuem vários laboratórios de investigação e de ensino onde muitos e modernos equipamentos de vácuo são uma presença frequente. As ligações com a indústria, são manifestas pelos vários projectos de parceria que se têm estabelecido e pelo desenvolvimento de grandes protótipos de produção à escala industrial, no contexto das aplicações da tecnologia de vácuo.

O Laboratório de Tecnologia e Metrologia do Vácuo é, por estes motivos, um laboratório de características universitárias, funcionando na dependência orgânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, através do pessoal científico e técnico do Departamento de Física e do Centro de Física e Investigação Tecnológica.

Notícias sobre o Metrovac ao longo da sua história

Publicações iniciais afectas à actividade do METROVAC